quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

LEI DO ESCUTA
3° - O ESCUTA É ÚTIL E PRATICA DIARIAMENTE UMA BOA ACÇÃO
"A NOSSA MAIOR FELICIDADE É CONTRIBUIR PARA A FELICIDADE DOS OUTROS"
Ser útil é aquilo ou aquele que tem alguma utilidade ou interesse, que tem algum préstimo, que se manifesta de alguma utilidade ou -importância para algo ou para alguém. Esta é a definição mais genérica da palavra e da atitude de ser útil.
E interessante verificar que este como os outros artigos da Lei Escuta, não nos indicam como devemos ser, diz apenas: "O Escuta é". De facto quando aderimos ao Movimento Escutista, fizemo-lo de livre e espontânea vontade, aceitámos a Lei e os Princípios, fizemos o nosso Compromisso de vivermos de acordo com a Mística Escutista. Portanto, uma vez escuteiros, todos estes preceitos, passaram a ser o nosso específico programa de vida. É que ser escuteiro, não é uma teoria que se aprende, é uma vida que se vive.
" Baden-Powell disse: o jovem tem um instinto natural para o bem, contanto que veja um modo prático de o realizar, e a prática da Boa Acção vai ao encontro desse instinto e, desenvolve-o e, desenvolvendo-o desperta nele o espírito da autêntica caridade cristã para com o próximo. "
Se ainda hoje queres ser um bom escuteiro, os teus companheiros, assim como todos aqueles que privam contigo, devem sentir a tua presença como um verdadeiro convite a serem melhores e a interessarem-se também pelos outros. Deves brilhar pelos teus actos, pelas tuas obras, em prol dos outros. Nunca te esqueças do compromisso assumido, de fazer ao menos uma Boa Acção Diária, pois tens sempre de te lembrar que és responsável pela edificação de uma Sociedade Melhor. Uma Boa Acção pode ser uma gota de água no oceano da vida, mas o mar na sua vastidão é composto por uma imensidão de pequenas gotas de água
O prazer de ser útil, desenvolve-se, praticando diariamente pequenas Boas Acções, pequenos gestos de amor ao próximo, que aos poucos vão criando em nós o hábito de bem-fazer e isso vai-nos penetrando, até ao mais profundo do nosso ser, tomando-nos pessoas solidárias, construtoras de um mundo melhor. Não tenhais dúvidas, a nossa maior felicidade é contribuir para a felicidade dos outros.
Supliquemos a Jesus nosso Mestre, que nos tome sempre fiéis ao ideal escutista " Sempre Alerta para Servir", iluminados pelo Mandamento que Ele nos deixou: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.

Sem comentários:

Enviar um comentário