terça-feira, 6 de abril de 2010



LEI DO ESCUTA
4° - O ESCUTA É AMIGO DE TODOS E IRMÃO DE TODOS OS OUTROS ESCUTAS

"CADA HOMEM É UM IRMAO E CADA IRMÃO UM POUCO DE NÓS MESMOS"


Jesus disse: " Dou-vos um Novo Mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros ". (Jo. 13,34 - 35
A lei do amor fraterno não era novidade, já figurava no Antigo Testamento, mas Jesus dá-lhe um novo sentido e uma nova medida: " Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei". É o próprio Jesus que entrega a sua vida pela redenção de todos. Revela-nos que actua, não como um simples intermediário de Deus, à maneira de Moisés e outros Profetas, mas sim com autoridade própria, em seu nome próprio, porque Ele é uma pessoa de Deus, desse Deus que é Uno e Trino - Pai, Filho, Espírito Santo.
Como cristãos que somos é aqui que se fundamentam todas as nossas atitudes de amor, ao nosso próximo. Se acreditamos em Jesus, se aceitamos a sua doutrina, se nos deixamos impregnar pela sua Luz, as nossas atitudes tem de estar em conformidade com a luz de Deus e esta tem de nortear toda a nossa vida. Ou então, embora digamos acreditar na Luz, se tomamos atitudes contraditórias com aquilo que dizemos acreditar, estejamos certos, a Deus não enganamos, apenas nos enganamos a nós próprios. Somos cegos a pretender guiar outros, mas como não vemos a Luz, não podemos conduzir ninguém com segurança, correndo o risco de nos precipitarmos a nós e aos outros no abismo.
A amizade para com todos, implica da nossa parte, abertura, compreensão, afecto, dedicação, benevolência, mas a amizade para com os irmãos, para além de todos estes predicados, exige a existência de um amor autêntico.
A amizade autêntica é pedra preciosa, tão rara como valiosa. O mundo tem muita falta de amizade fraterna, pois só ela será capaz de fazer alguma coisa do muito que é preciso que se faça. Temos de fortalecer este tipo de amizade entre nós e irradiá­la ao nosso redor e levá-la o mais longe possível, até que atinja verdadeiramente a dimensão do mundo. Temos de ser amigos de todos e espalhar ao nosso redor apenas paz e muito amor. Baden Powell disse: " Se todos os homens tivessem desenvolvido em si mesmos o sentido da fratemidade, o hábito de pensar em primeiro lugar nas necessidades dos outros e de subordinarem a elas as suas ambições, prazeres ou interesses pessoais, teríamos um mundo muito melhor onde viver. " Um sonho utópico, diriam alguns, mas não passa de um sonho, por isso nem vale a pena tentar ". Mas se, ao sonharmos, nunca estendêssemos as mãos para agarrar a substância dos nossos sonhos, jamais conseguiríamos progredir

Sem comentários:

Enviar um comentário